Importância e cuidados com o sistema de combate a incêndio para manter seu patrimônio, e todos ao seu redor, seguros.

Como aproveitar a iluminação natural em galpões industriais
13 de maio de 2021
Em uma planta industrial ninguém quer ouvir a palavra incêndio. Um problema que afeta tanto o capital industrial quanto o patrimônio humano. E é por isso, que ter uma rede segura e eficiente de combate a incêndio se tornou prioridade para gestores comprometidos com a segurança.
A ideia é nunca precisar usar, mas quando for preciso, que o sistema esteja pronto. E um dos pontos mais importantes em redes dessa natureza é a pressão da água. Para combater incêndios é preciso atender uma padronização (determinada pela legislação). Mantendo o sistema em condição de uso e pressurizado.
O QUE NÃO PODE ACONTECER EM UMA REDE DE COMBATE A INCÊNDIO?
Após vários anos de experiência com este tipo de instalações é possível citar alguns fatos que podem servir de alerta…
Imagine um sistema de hidrantes totalmente pressurizado, que contenha um pequeno vazamento em uma determinada válvula. Esse pequeno vazamento vai fazer com que a água que está pressurizada dentro da tubulação, comece a sair lentamente e consequentemente, com essa perda de água, o sistema será despressurizado. A pressão vai caindo lentamente até que atinja a pressão de acionamento da bomba principal ou da bomba jockey.
Para conter a situação, alguns profissionais desligam a rede de forma consciente, pensando que irão resolver o problema de forma rápida, mas se isso não acontece a linha fica drenada e totalmente vulnerável.
Após a drenagem da linha e durante todo o período de busca de um fornecedor, a linha ficará despressurizada. Veja bem, de um dia para o outro, em um curto período de tempo, uma faísca poderá ocasionar um incêndio, colocando toda a estrutura da empresa em risco.
Desligando a rede, além de não solucionar o problema, o profissional ainda coloca toda a empresa em uma posição perigosa frente a qualquer princípio de incêndio. Os sprinklers não irão funcionar, os hidrantes não irão funcionar e qualquer acionamento para fazer o primeiro combate ao incêndio estará prejudicado. Um incêndio que poderia ser contido de maneira simples poderá chegar a um incêndio de grandes proporções, o que acarretará em enormes prejuízos.
Na prática, a experiência comprova que, em casos de incêndio, a impossibilidade de utilização de equipamentos e instalações do sistema de combate a incêndio ocorre com uma frequência muito maior do que a esperada. Pequenos problemas de manutenção ou limpeza podem acarretar danos ou até perdas que poderiam ser prevenidos ou evitados através de simples medidas de prevenção e segurança.
A MELHOR MANEIRA DE SE EVITAR TAL INCONVENIENTE É:
Para garantir o funcionamento adequado e seguro do sistema de combate a incêndio será necessário um plano de manutenção preventiva que visa promover uma verificação geral, levando em consideração uma verificação do estado de conservação, checagem das conexões e tubulação, dando mais atenção aos itens instalados em condições ambientais mais severas.
Em função da complexidade deste sistema é recomendado sempre ter cuidado a mais na seleção da mão de obra que irá atendê-lo.  Recorrendo a empresas que possuam pessoal habilitado e com treinamento especializado, para garantir que o sistema seja bem instalado, e receba as corretas manutenções.  Desta forma, você estará aumentando consideravelmente a excelência na operação e confiabilidade do sistema.
Na Ecotec você conta com a agilidade de nossos profissionais, tanto para a visita técnica, quanto para a elaboração de orçamento. Além disso, prezamos pela pontualidade na entrega de todas as nossas obras, sempre com segurança e a máxima qualidade. Nossos engenheiros acompanham de perto todas as etapas de execução, do início ao fim de cada projeto.
São mais de 12 anos atuando em empresas nacionais e multinacionais de diversos segmentos, construindo relações de parceria e confiança com cada um de nossos clientes.
Por isso, na hora de instalar, reparar ou realizar manutenção em sua rede de combate a incêndio, fale conosco. Ligue (12) 3629-6791 ou envie um e-mail para:
comercial@ecotecmontagensindustriais.com.br
Atendemos todas as normas e regulamentações. Todos os cuidados são tomados para que a sua produção não seja afetada durante nosso trabalho.
Open chat