5 razões para não deixar a troca de telhas para a última hora.

Serviços de Soldagem Industrial
14 de março de 2022
Retrofit de telhado industrial
14 de abril de 2022
As telhas são responsáveis pela proteção e cobertura de seu galpão e devem estar completamente íntegras e corretamente posicionadas.  Em períodos de vento e chuva, qualquer abertura ou rachadura poderá trazer estragos e comprometer tudo aquilo que está sob a proteção das telhas, como sua produção, máquinas, equipamentos, estoques, insumos, equipe de trabalho, entre outros.
Se seu telhado não passa por vistorias regulares e você desconhece a situação atual das telhas, significa que está na hora de pensar sobre o assunto. Trouxemos aqui, alguns motivos para você não deixar a troca de telhas para a última hora. Acompanhe!
1. A troca pode ser mais difícil:
Se você não tem ideia do estado das telhas, pode encontrar uma situação mais complicada do que você imagina quando for realizar a troca. Ao invés de ter que substituir algumas poucas telhas, pode ser que você precise trocar o telhado inteiro! Isso significa que o processo será mais demorado e caro.
2. Falta de manutenção pode gerar gastos inesperados:
Se você não sabe que há telhas danificadas ou soltas, como poderá evitar os danos? Telhas quebradas podem se mover com o vento , danificando e expondo várias outras estruturas à ação do tempo. Deixar o telhado vulnerável pode causar grandes estragos, ainda mais durante as chuvas intensas. Situação que seria facilmente evitada através das vistorias e da manutenção preventiva. Já que muito além dos custos de manutenção, estão os custos causados pelas infiltrações que nao são corrigidas e geram processos de corrosão, extremamente prejudiciais às estruturas metálicas e que podem acender sérios problemas de estabilidade e segurança estrutural,  levando a empresa a prejuízos expressivos. Por isso, deixar a manutenção preventiva de lado, definitivamente, não é uma opção.
3. Maior risco para suas máquinas e equipamentos:
Os vazamentos mencionados acima podem atingir a fiação, provocando danos e até acidentes. Além disso, se uma goteira está depositando água sobre um equipamento ou um painel elétrico e esta ação não está sendo notada, o risco de falhas, explosões, curto-circuito e paradas da máquina aumentam significativamente, elevando os riscos de acindentes, interrupção da produção e danos em seus equipamentos.
4. Goteiras podem se transformar em vazamentos:
Se você perceber uma goteira e isso não for corrigido rapidamente, saiba que ela poderá se transformar em um vazamento maior e mais grave. Além disso, a água que não sai por esse buraco certamente está sendo acumulada no teto, podendo gerar infiltrações e comprometimento de toda a estrutura metálica. Negligenciar a manutenção pode ser um caminho sem volta, impactando em diferentes níveis, do financeiro à segurança física dos trabalhadores.
5. Deixar reformas importantes para os períodos chuvosos pode demandar maiores investimentos:
Se você deixa o seu telhado chegar ao limite de uso, pode ser que ele não suporte intempéries provocadas pela chuva em excesso e te deixe na mão na pior hora: durante os temporais. Esse é o pior momento para qualquer obra ou reforma. Afinal, nos períodos chuvosos existe uma alta demanda por reparos em telhados e se sua empresa não possuí um parceiro que possa solucionar de forma imediata o seu problema, ou se não encontrar um bom fornecedor a tempo, ficará refém de empresas despreparadas, que podem executar o serviço erroneamente, gerando retrabalho, gastos excessivos, perda de material e atrasos na execução.
Entretanto, quando executada corretamente, por profissionais experientes, a reforma de telhados em período de chuva será bem-sucedida e poderá, ainda assim, ser viável e vantajosa financeiramente. Por isso, vale sempre ressaltar, que o seu planejamento e as parcerias firmadas é que farão a diferença em  momentos emergenciais.
Dica importante: programe-se e aproveite as estações de seca para realizar as reformas.
Invista pouco e ganhe muito:
O telhado é projetado para enfrentar as situações mais adversas. Mas para que cumpra sua função técnica protetiva, preservando equipamentos, produtos e pessoas das ações climáticas, será fundamental que todos os itens de sua composição estejam em bom estado, sendo avaliados e substituídos quando necessário. E é justamente aí, que entram o planejamento e a manutenção. Através deles, você reduz custos, prazos e obtém os melhores resultados. Logo, investimentos realizados em manutenção, retornam em segurança, economia e ampliação da vida útil da sua cobertura.
A conta é simples, o custo com manutenção preventiva e troca de telhas, será expressivamente menor do que a reforma de toda a estrutura! Por isso, se você percebeu que investir em manutenção preventiva é o melhor caminho e que não deve mais adiar esse processo,  é hora de buscar uma empresa especializada, parceira e com credibilidade no mercado, para avaliar tecnicamente a condição atual do seu telhado.
Na Ecotec, você conta com uma equipe de engenharia especializada em coberturas metálicas, técnicos experientes e soluções personalizadas como: troca de telhas, calhas e rufos, venezianas industriais, domus, lanternins, reforma de estrutura metálica, obras novas e retrofit.
São 13 anos de atuação no mercado e mais de 600 obras industriais entregues com segurança, qualidade e pontualidade. Orquestramos múltiplas habilidades técnicas para que sua obra aconteça de forma ágil e sem imprevistos.
Quer saber mais sobre práticas de manutenção em telhados metálicos industriais? Entre em contato com nossos especialistas e tire suas dúvidas! Ligue agora mesmo: (12) 3629-6791 ou se preferir, nos envie um e-mail:  comercial@ecotecmontagensindustriais.com.br , nosso time terá o maior prazer em atendê-lo (a).