Tubulações para diferentes plantas industriais

Importância e cuidados com o sistema de combate a incêndio para manter seu patrimônio, e todos ao seu redor, seguros.
2 de junho de 2021
Você sabe o que é condensação no telhado metálico industrial?
6 de agosto de 2021

Você sabia que uma mesma planta fabril pode possuir diferentes tipos de tubulações?
Amplamente presentes em diferentes segmentos industriais, as tubulações são constituídas por tubos, válvulas e conexões que são utilizados para transportar fluidos de um ponto a outro em uma planta fabril. Estes fluidos podem ser óleos, lubrificantes, gases, vapores, água, ou líquidos em geral.
Existem diversos tipos de tubulações, distribuídos em duas classificações gerais: dentro de instalações industriais, ou seja, no interior das unidades de processo e fora das instalações industriais, isto é, externas às áreas de processo, interligando-as. Reconhecer as diferenças entre esses dois grupos é fundamental.
Tubulações dentro de instalações industriais:
  • Processo;
  • Utilidades;
  • Instrumentação;
  • Transmissão hidráulica;
  • Drenagem.
Tubulações fora de instalações industriais:
  • Transporte;
  • Distribuição.
As tubulações constituem parte considerável de uma indústria, sendo essencial aos gestores o conhecimento sobre quais tubulações são mais adequadas para sua produção, a fim de otimizá-la e evitar gastos desnecessários com manutenção excessiva ou falhas na planta.
Mas fique tranquilo, pois seja no interior das unidades de processo ou fora das instalações industriais, nossos técnicos estão sempre prontos para orientar quanto ao arranjo das tubulações e grau de segurança necessário, além disso, nosso time de profissionais, capacitados e preparados para atuar com tubulações, executam o seu projeto respeitando o seu processo produtivo e as condições em que opera.
Outro ponto que merece sua atenção é a escolha do material a ser empregado. Na Ecotec, você conta com a experiência de nossos engenheiros para garantir inclusive se o material escolhido trará segurança para a sua planta fabril. De acordo com as características do seu processo produtivo, como pressão, temperatura, vazão, viscosidade do fluido a ser transportado, possibilidade de corrosão da tubulação, entre outros aspectos, realizaremos a indicação do melhor material a ser utilizado. Podendo ser aço, inox, PPR, entre diversas outras possibilidades. Sempre alinhando a necessidade ao processo.
Após o exame de todos esses aspectos, pode-se comparar os custos relacionados a cada tipo de tubulação, realizando uma escolha assertiva a longo prazo. Observando questões como a resistência mecânica e à corrosão, maior ou menor dificuldade de solda, facilidade de montagem, prazos de execução, maior ou menor necessidade de manutenção, entre outros.
Saber reconhecer pontos suscetíveis a corrosão, entender suas causas e buscar medidas preventivas, são ações essenciais que somente uma empresa especializada em tubulação industrial pode te oferecer. Além disso, nossos engenheiros estão atentos ao correto dimensionamento dessas tubulações, orientando os cálculos do diâmetro dos tubos para que a sua indústria obtenha um ponto de equilíbrio entre os custos para o escoamento de um fluido e rendimento da produção.
Mas não se preocupe, pois toda essa análise, inclusive a orientação quanto a pintura, de acordo com as normas vigentes a Ecotec realiza para você. Acompanhar o cliente e todas as suas necessidades, desde a visita técnica inicial para orçamento até a entrega da obra são requisitos fundamentais e que garantem nossos pilares de segurança, qualidade e pontualidade.
Pois, somente conhecendo a fundo suas necessidades é que poderemos entregar soluções seguras, compatíveis ao segmento, atrativas e financeiramente viáveis. São mais de 12 anos de atuação no mercado e mais de 600 obras industriais entregues. Orquestramos múltiplas habilidades técnicas para que sua obra aconteça de forma ágil e sem imprevistos.
Se você precisa inserir tubulações ou realizar manutenções, agenda agora mesmo uma visita técnica e solicite seu orçamento, enviando um e-mail para: comercial@ecotecmontagensindustriais.com.br
TRABALHAMOS COMPROMETIDOS COM A MÁXIMA SEGURANÇA, QUALIDADE E PONTUALIDADE. E queremos atender você.