Você sabe o que é condensação no telhado metálico industrial?

Tubulações para diferentes plantas industriais
5 de julho de 2021
Mão de Obra Especializada à sua disposição.
5 de outubro de 2021

Você sabia, que apesar das inúmeras vantagens que o telhado metálico possui, tais como durabilidade, resistência e economia, existe uma desvantagem que merece total atenção, para que não te traga dor de cabeça no futuro? A condensação – efeito causado por vapores de água que se acumulam continuamente na parte inferior do telhado de metal, levando à oxidação, que por sua vez leva à ferrugem.  Logo, um telhado inadequado poderá sofrer os efeitos da condensação – que gera umidade e gotejamento no interior da estrutura, um efeito muito semelhante ao de goteiras no telhado. Que, se não tratado a tempo, poderá causar perdas ao patrimônio de sua empresa.
À primeira vista, um problema simples, mas que pode levar a sérias consequências. Parece que o telhado está suando por dentro e devido a essa condição, sua vida útil é encurtada. Condição preocupante e que pode levar a sérios problemas em seu galpão industrial, mas o importante neste caso, é saber como identificar, prevenir e corrigir. Agindo de forma rápida, sua empresa enfrentará de maneira eficiente essa situação.
COMO SE FORMA A CONDENSAÇÃO EM TELHADOS INDUSTRIAIS?  
A condensação nada mais é do que a variação de temperatura de um ambiente externo com um ambiente interno. Na indústria, a condensação se forma porque o telhado de metal permanece mais frio do que o ar ao redor do galpão, especialmente à noite, quando a temperatura cai (e o telhado está frio), porém o seu interior está aquecido. Isso pode causar danos não apenas ao teto, mas a qualquer equipamento ou estoque que esteja abaixo dos pontos de gotejamento.
A princípio, a condensação pode parecer um pequeno problema ou um incômodo. Você pode pensar que são apenas algumas gotas de água e seguir em frente com o seu dia. No entanto, essas “poucas gotas de água” podem causar uma quantidade enorme de danos às instalações e ao equipamento interno, desencadeando outros problemas como: falhas em máquinas e equipamentos,  ferrugem, alteração nos sistemas lubrificantes das máquinas, deterioração e mofo nos produtos armazenados, desconforto, mal-estar e até o surgimento de doenças respiratórias entre os funcionários. O excesso de umidade também pode causar danos estruturais. E é por isso que precisamos aprender como evitar a condensação!
FIQUE ATENTO:
A condensação pode levar à corrosão e, na melhor das hipóteses, você vai acabar com um telhado cheio de goteiras. Na pior das hipóteses, seu sistema de telhado estará bastante comprometido e não há razão para arriscar um desastre quando existem soluções preventivas que evitam a condensação.
Umidade excessiva em plantas industriais, pode levar a problemas em máquinas e equipamentos. Por isso, uma vistoria técnica é fundamental para avaliar a situação individualmente. Já que os níveis de umidade variam de acordo com as  operações de cada empresa.
Motivos que agravam a condensação em telhados industriais:
  • Projeto feito por empresa sem o conhecimento técnico adequado;
  • Instalações inadequadas;
  • Um sistema de ventilação ineficiente;
  • Falta de isolamento térmico;
  • Utilização de materiais de baixa qualidade, entre outros.
COMO PREVENIR A CONDENSAÇÃO?
Nossos profissionais especializados em telhados industriais, separaram duas das principais soluções para te ajudar, confira:
SOLUÇÃO # 1: VENTILAÇÃO
A falta de ventilação, impede que a umidade saia, e sem nenhum lugar para ir, a umidade retorna para o seu galpão na forma de gotas semelhantes à chuva.
Por isso é tão importante um sistema de ventilação eficiente e adequado a sua necessidade, para garantir constante renovação do ar interno e melhor controle da temperatura.
Um sistema de ventilação com venezianas industriais e lanternins proporciona a constante renovação do ar no interior dos galpões. Isso favorece o conforto térmico e previne o excesso de umidade nas superfícies.
SOLUÇÃO # 2: ISOLAMENTO
Embora não seja possível evitar que a parte externa do telhado resfrie, você pode isolar a parte inferior.
O isolamento da parte inferior do telhado mantém a parte inferior mais quente do que o ar externo, o que ajuda a impedir a formação de condensação. Além disso, o próprio isolamento atua como uma barreira entre o ar quente e úmido e o ar externo mais frio.
A IMPORTÂNCIA DE CONTRATAR UMA EMPRESA EXPERIENTE PARA REALIZAR OS SERVIÇOS DE INSTALAÇÃO, REFORMA E MANUTENÇÃO EM TELHADOS INDUSTRIAIS.
Agora, que você já percebeu a importância de prevenir os danos causados pela condensação, é hora de buscar uma empresa especializada, parceira e com credibilidade no mercado, para avaliar tecnicamente a condição atual do seu galpão.
Na Ecotec, você conta com uma equipe de engenharia especializada em coberturas metálicas, técnicos experientes e soluções personalizadas como: venezianas industriais, domus, lanternins, reforma de estrutura metálica, troca de telhas, calhas e rufos, obras novas e retrofit.
São 12 anos de atuação no mercado e mais de 600 obras industriais entregues com segurança, qualidade e pontualidade. Orquestramos múltiplas habilidades técnicas para que sua obra aconteça de forma ágil e sem imprevistos.
Se você tiver problemas de condensação ou suspeitar que possa ter, ligue para nós imediatamente. Nossos especialistas em instalação de coberturas poderão ajudá-lo rapidamente a diagnosticar seu problema e determinar a melhor solução. Não deixe um pequeno problema se transformar em algo muito maior. Ligue (12) 3629-6791 ou envie um e-mail para: comercial@ecotecmontagensindustriais.com.br
Através dessa iniciativa, você estará protegendo os ativos de sua indústria e evitando reparos caros e demorados.

 

Open chat