CASE – Reforma de Telhado

A equipe de engenharia e telhadistas da ECOTEC assumiu mais um grande desafio: Realizar a Recuperação Completa dos telhados de uma indústria metalúrgica, localizada na cidade de Guarulhos, São Paulo.

 

Para garantir 100% o atendimento das necessidades do cliente, dividimos a reforma em etapas, listadas em um cronograma complexo de execução detalhada e aprovada por nosso cliente. Atuamos em diferentes frentes, que permitiam que a produção não sofresse com as paralisações e nosso cliente não precisasse interromper suas atividades por longos períodos. Desta forma, o trabalho foi realizado sem paralisar a indústria por completo.

 

Dor do cliente:

Com início do período de chuvas, surgiam goteiras e vazamentos de água que prejudicavam as atividades da empresa. A partir disso, foi solicitada uma visita técnica à Ecotec para analisar, vistoriar e realizar o pré-dimensionamento de todos os elementos estruturais do telhado. Na avaliação, foi detectado que as calhas não estavam mais conduzindo a água da forma correta, algumas estavam mal dimensionadas e outras estavam sofrendo com a ação do tempo e da corrosão.

 

Além disso, existiam complicações como a falta de vedação adequada, infiltrações muito significativas, fissuras, trincas, telhas de amianto – não permitidas atualmente – soltas e quebradas, estruturas metálicas corroídas, deficiência de claridade e ventilação.

 

Mas o problema crítico detectado na avaliação e que foi determinante para a intervenção imediata no telhado foi que, devido ao ramo de atuação da empresa – que trabalha com a fundição de metais – o ambiente torna-se muito corrosivo. O cloreto de sódio presente em alta quantidade no ambiente, atacou diretamente as estruturas, deixando elas comprometidas, outras inclusive, condenadas. Apresentando uma grande de deformação visual e risco de rompimento.

A partir dessa avaliação, apresentamos soluções ajustadas tecnicamente e comercialmente para que a obra pudesse ser executada.

 

 O escopo:

 

Os danos causados pelas infiltrações e o cloreto de sódio aceleravam os processos de corrosão extremamente prejudiciais às estruturas metálicas, que no caso, já apresentavam sérios problemas de estabilidade e segurança estrutural.

 

Diante disso, a definição do escopo foi planejada levando em consideração os problemas existentes, de modo a executar as manutenções e os reparos necessários, objetivando preservar a integridade física do galpão e dos trabalhadores.  

 

Como as terças, tesouras, vigas, treliças não apresentavam bom estado, a etapa de recuperação de toda a estrutura metálica do novo telhado foi logo iniciada, bem como a remoção das telhas, para que na próxima etapa fosse feito a montagem das telhas, rufos e calhas que também faziam parte do escopo.

 

Montamos a linha de vida temporária e toda a segurança necessária em altura, tudo de acordo com NR 35. Foi desenvolvido um plano de ação que garantiu toda a segurança da atividade, com plataformas elevatórias, olhal de ancoragem, EPI’s, EPC’s, entre outros.

 

Detalhes da Execução: Obra de Recuperação de Telhado Industrial

 

O trabalho teve início com o escoramento da estrutura colapsada, que foi gradativamente removida. Em seguida, iniciamos a recuperação da parte estrutural do galpão com as terças, tesouras e vigas.  A antiga estrutura era em concreto pré-moldado e as telhas eram em amianto – seu uso não é mais permitido, sendo necessário realizar a substituição dessa cobertura.


Após isso, foram retiradas todas as telhas, possibilitando a realização de pintura, solda e substituição de estruturas comprometidas. Aproveitamos os pilares que eram em concreto pré-moldado que estava em boas condições de uso e trocamos a estrutura principal que era de concreto pré-moldado por novas treliças em aço carbono. Substituímos as terças que eram em aço pré-moldado por terças metálicas novas.

Por fim, foi realizada a montagem do telhado, com novas telhas – de fibrocimento e translúcidas – que favorecem a iluminação natural do ambiente e impactam diretamente sobre os custos com energia elétrica. 


Instalamos novas calhas, rufos e cumeeiras. E realizamos toda a parte de vedação e Impermeabilização. Um ponto importante nesse serviço, foi a aplicação de um tratamento anticorrosivo a base de alcatrão de hulha em todas as estruturas metálicas. Com ação anticorrosiva e excelente resistência química, o alcatrão de hulha é indicado para impermeabilizar substratos metálicos ferrosos expostos a ambientes agressivos e com alta concentração de sódio. Prevenindo o ataque do cloreto de sódio.

 

Por fim, e não menos importante, foi instalado o lanternim. 


A obra teve uma rápida evolução com nossa equipe de montagem de telhados, que ao fim de todo o processo, entregou um book composto de:

 

·         Memória de cálculo

·         Memorial de montagem

·         ART de Engenharia Mecânica e de Segurança do Trabalho

·         Certificado de Garantia

·         Relatório Fotográfico

 

E um telhado totalmente revitalizado, seguro e em conformidade com todas as normas e regulamentações vigentes.

 

Veja agora, as fotos do que mudou com a reforma desse telhado e surpreenda-se com os resultados!

A Ecotec oferece serviços de altíssima qualidade, total segurançapontualidade e eficiência. São mais de 13 anos atendendo os mais diversos segmentos industriais, atuando em conformidade com todas as normas e regulamentações de segurança.

 

Nossa equipe de engenharia, especializada em telhados, está pronta para auxiliá-lo nesse novo desafio. Ligue: (12) 3629-6791 ou envie um e-mail para comercial@ecotecmontagensindustriais.com.br