Isolamento térmico de tubulação industrial

Montagem de Tubulação de Água Gelada
24 de fevereiro de 2021
PARA QUE SERVE O ISOLAMENTO TÉRMICO DE TUBULAÇÃO INDUSTRIAL?
Utilizado em vários setores industriais, o isolamento térmico de instalações industriais é realizado em equipamentos que possuam diferença de temperatura em relação ao clima ambiente. Evitando que materiais muito frios ou muito quentes tenham conflito com outras temperaturas.
O serviço abrange tubulações de vapor, de água quente e de água gelada, ar-condicionado, caldeiras, injetoras, tanques de armazenamento, entre outros. Que além de impedir que os materiais utilizados na produção não esquentem e nem esfriem, conservam a energia em toda a planta fabril, fatores que reduzem custos operacionais.
E COMO É FEITO O ISOLAMENTO TÉRMICO DE TUBULAÇÃO INDUSTRIAL?
Para fazer o isolamento térmico das instalações industriais utiliza-se diferentes tipos de materiais, com diferentes níveis de redução de condutividade térmica.  Desenvolvidos de acordo com a necessidade técnica e individual de cada projeto. Há a opção de utilizar lã de rocha, lã de vidro, fibra cerâmica, espuma elastomérica, poliuretano e poliestireno, alumínio liso, entre outros.
QUAIS OS BENEFÍCIOS DO ISOLAMENTO TÉRMICO?
Para entender como é possível diminuir os gastos da indústria, vamos enumerar as justificativas e os principais benefícios na utilização do isolamento térmico. É claro que as justificativas e benefícios podem variar de acordo com cada segmento. Que possui particularidades e necessidades diferentes. Entretanto, estamos aqui, prontos para te ouvir e propor soluções que atendam a demanda de seu ambiente industrial.
1. CONSUMO DE ENERGIA:
Com as instalações industriais isoladas termicamente, o uso de energia na fonte geradora é menor, o que consequentemente reduz os custos. A economia total varia sobre diversos aspectos, porém após a instalação, o retorno do investimento – payback deste sistema acontece, na maioria dos casos, em aproximadamente um ano.
2. SEGURANÇA E CONFORTO DOS TRABALHADORES:
Os isolantes térmicos garantem a temperatura adequada para que funcionários trabalhem em segurança, sem a possibilidade de se queimarem no contato com os equipamentos, evitando o choque térmico naqueles que trabalham ou que transitam nas proximidades e tornando o ambiente mais agradável – para que o colaborador não se canse rapidamente.
Além disso, alguns materiais utilizados neste processo são capazes de reduzir a intensidade dos ruídos do maquinário no ambiente industrial. Essa vantagem colabora também com o bem-estar dos colaboradores e aumento da produtividade.
3. DIMINUIÇÃO DE CUSTOS OPERACIONAIS E DAS PERDAS NA INDÚSTRIA
A redução de custos operacionais na indústria está diretamente relacionada às perdas minimizadas. Se você tem um ambiente termicamente isolado, certamente, os produtos estarão mais seguros e menos suscetíveis a riscos e perdas devido às variações de calor. Isso evita o desperdício de produtos e garante que o transporte dos mesmos será realizado nas condições ideais.  Evitando que cheguem ao ponto final inutilizáveis ou até mesmo presos nas tubulações.
O controle da temperatura das máquinas, das tubulações, dos fornos, dos dutos e das caldeiras é essencial para garantir a qualidade dos produtos, bem como a vida útil dos equipamentos.

4. MENORES TAXAS DE MANUTENÇÃO

O controle da temperatura ambiente é primordial para garantir o perfeito funcionamento de máquinas e equipamentos industriais. Quanto a isso, o uso de isolantes térmicos também pode ser considerado um benefício importante, já que as máquinas e os equipamentos podem funcionar sem muito esforço, caso estejam sob condições adequadas e constantes. Assim, esse controle também reduz as demandas de manutenção, pois evita os desgastes excessivos das máquinas e equipamentos industriais.
ISOLAMENTO TÉRMICO É INVESTIMENTO?
O uso de isolantes térmicos nas indústrias se justifica, principalmente, se avaliarmos o cenário de energia elétrica no Brasil. Diante dos reajustes das bandeiras tarifárias, do alto preço e até mesmo da possível escassez dos recursos energéticos, é importante considerar cada vez mais a utilização desses isolantes, que ajudam a reduzir drasticamente os gastos com energia elétrica.
Visto que o isolamento térmico é provavelmente a maneira mais segura e cientificamente comprovada de se conservar energia. Estudos voltados para a área estimam que através do uso correto de isolamento térmico, o potencial de economia de energia nas indústrias brasileiras é superior a 26 milhões de barris equivalentes de petróleo / ano e a redução de emissões de CO2 é superior a 11 milhões de toneladas / ano.
Exemplo de caso:
Sem isolamento térmico:
100 metros de tubulação com diâmetro nominal de 12 polegadas, transportando vapor de água a 300 ° C dissipam para o ambiente aproximadamente 6,5 bilhões de Kcal/ano. Esta perda é equivalente ao desperdício anual de 817 toneladas de óleo combustível do tipo A (BPF) ou 4476 barris equivalentes de petróleo. Neste cenário, a emissão de CO2 será de 1829 toneladas / ano.
Com isolamento térmico, 100 mm de fibras minerais.
A economia de energia nesse trecho de tubulação será de 97,49 ‰. O desperdício anual será reduzido para 164 milhões de Kcal. Esta perda é equivalente a 20,5 toneladas de óleo combustível do tipo A (BPF) /ano ou 112 barris equivalentes de petróleo / ano. Neste cenário, a emissão de CO2 será de 46 toneladas / ano.
A IMPORTÂNCIA DE CONTRATAR UMA EMPRESA EXPERIENTE PARA REALIZAR OS SERVIÇOS DE ISOLAMENTO TÉRMICO:
Hoje, os setores industriais buscam por processos altamente eficazes, qualitativos e sustentáveis, portanto as quantidades significativas de energia devem ser administradas da melhor maneira possível.
Por isso, antes de escolher o melhor isolante térmico para a sua indústria, é importante avaliar a eficiência de cada material, para que seja feito o isolamento completo e mais adequado para aquele ambiente específico.
Na Ecotec, você conta com uma equipe de engenharia especializada, técnicos experientes e capacitados para instalar máquinas, equipamentos, tubulações e isolamentos térmicos. Soluções personalizadas para todos os processos industriais que necessitam de montagem eletromecânica industrial. São mais de 12 anos atuando em empresas nacionais e multinacionais de diversos segmentos, construindo relações sólidas, de parceria e confiança com cada um de nossos clientes.
E então, agora que você já sabe como o uso de isolantes térmicos atuam na redução dos custos da sua indústria. Faça um orçamento e perceba os benefícios tanto no dia a dia quanto em números.
Viabilize seu projeto e alcance resultados notáveis. Ligue (12) 3629-6791 ou envie um e-mail para:  comercial@ecotecmontagensindustriais.com.br

Open chat