Reorganização do layout como estratégia de otimização de espaço físico e produtivo

Tubulação em inox para indústria farmacêutica
3 de novembro de 2020
Montagem de Tubulação para Gases Industriais
4 de dezembro de 2020
JÁ PENSOU QUE UM DOS FATORES PARA RESULTADOS NEGATIVOS EM SEU SETOR PODE ESTAR RELACIONADO COM A FORMA QUE O LAYOUT PRODUTIVO ESTÁ DISPOSTO?
Pois é, um layout produtivo ineficiente e sem fluidez pode gerar espera excessiva entre um procedimento e outro, aumento nos custos com espaço fisco, deslocamento desnecessário de recursos, transpor o tempo necessário de produção e aumentar o risco de acidentes. Logo, a disposição assertiva da linha de montagem torna-se um fator fundamental na hora de atingir seus objetivos.
O QUE É LAYOUT PRODUTIVO?
O layout produtivo, também denominado arranjo físico, é uma representação gráfica do chão de fábrica. Mais do que uma planta, é uma técnica utilizada para definir a distribuição e disposição física dos componentes da área de produção. O objetivo é organizar o espaço físico do chão de fábrica localizando os equipamentos e postos de trabalho de forma a obter maior eficiência na produção.
E POR QUE PENSAR NISSO É FUNDAMENTAL?
Em uma fábrica de qualquer natureza, cada segundo na produção de um produto pode fazer a diferença. Por isso, pensar no layout da fábrica pode ser o diferencial que faltava para que sua produtividade aumente. Já que, em uma produção de centenas de peças, um segundo de ganho já representa um resultado expressivo, favorecendo vários outros processos e aumentando a produtividade da planta.
DICAS E NORMAS PARA DEFINIR O LAYOUT IDEAL PARA SUA LINHA DE PRODUÇÃO
Na hora de determinar o melhor layout de produção para a sua linha, é imprescindível que as máquinas e os postos de trabalho estejam próximos, mantendo a sequência das atividades do fluxo produtivo e observando a necessidade de reservar áreas de segurança, de forma que atendam as normas da NR12 (Norma Reguladora nº 12 do Ministério do Trabalho) e evitem acidentes de trabalho.
Atente-se também, a questão do transporte e movimentação de materiais que só pode acontecer em áreas que não possuam trabalhadores.
A definição do layout de produção influi diretamente na produtividade do chão de fábrica. O fluxo dos processos pode ser otimizado com um bom arranjo físico ou prejudicado com um layout de produção que não o reflete. Veja agora, quatro tipos de layouts fabris que selecionamos para citar como exemplo:
  1. Layout por produto ou linear no qual o produto se movimenta entre as máquinas e os postos de trabalho, permanecem fixos. É aplicável em linhas de montagem como a fabricação de automóveis.  Muitas vezes essas máquinas estão ligadas por esteiras que favorecem essa produtividade.
  2. Layout por processo ou funcional, é aplicado, por exemplo, quando são fabricados produtos com fluxos de produção diferentes envolvendo os mesmos equipamentos.
  3. Layout celular: É um híbrido entre linear e funcional. Ao mesmo tempo que fica dividida por setores, também segue uma lógica de produção com o objetivo de diminuir o tempo de atravessamento de um produto na linha de produção e montagem.
  4. Layout fixo ou posicional, no qual o produto permanece fixo no local enquanto máquinas e pessoal se movimentam executando as tarefas de produção. É o caso da fabricação de aeronaves.
Portanto, um arranjo físico bem elaborado e que considere o fluxo do processo de produção reduz a necessidade de movimentação de pessoas, materiais, ferramentas e documentos entre os setores, otimizando o espaço da fábrica, promovendo fluidez na linha, sem grandes investimentos. Gerando economia de tempo, dinheiro e redução clara nos riscos de acidentes.
E para você, que está procurando por uma empresa que realize transferência e mudanças em seu layout fabril, é importante lembrar que a Ecotec Montagens e Tubulações possui larga experiência e soluções para transportar, montar, desmontar e realocar cargas, máquinas e equipamentos. Com planejamento prévio, análise da segurança, qualidade e pontualidade na execução do projeto. Além de profissionais especializados.
Por isso, na hora de realizar mudanças em seu layout e transferência de unidade fabril, conte com a Ecotec.
Nos dedicamos à criação de parcerias duradouras com nossos clientes. Trabalhando em conjunto, podemos identificar as formas mais eficazes para aplicar as nossas soluções e nosso conhecimento industrial às suas necessidades específicas.
Solicite seu orçamento: Ligue (12) 3629-6791 ou envie um e-mail para: comercial@ecotecmontagensindustriais.com.br
Vamos usar a nossa experiência para ajudar a sua empresa.

Open chat