Montagem, desmontagem e mudança de layout industrial
10 de junho de 2020
Redução de risco e custo com álcool em gel na área fabril.
24 de junho de 2020

tubulação rede de ar comprimido

A Tubulação de ar comprimido é um sistema de tubos que envia tanto o ar comprimido, quanto o vácuo. Com alta capacidade de armazenamento e um baixo custo com consumo operacional, é um meio de transporte que leva o ar até os equipamentos industriais.

Uma instalação de ar comprimido, normalmente é equipada com um ou mais reservatórios, que armazenam o ar comprimido, equalizam as pressões das linhas de consumo e eliminam a umidade do ar. Sendo mais utilizado, o sistema de reservatório com anel fechado ou aberto, garantindo uma reserva em caso de alguma emergência no sistema.

 

Existem vários tipos de materiais para uma tubulação de ar comprimido, como por exemplo, o aço inox, plástico, cobre, aços sem costura e alumínio. Mas isso vai depender das características exigidas e adequadas para cada tipo de aplicação. Por isso, são necessárias as definições técnicas, realizadas por uma empresa especializada, que saiba definir o tipo de tubulação de ar comprimido correta. Caso o contrário, afetará de forma direta o fluxo, pressão e até a qualidade do ar, causando uma deficiência no funcionamento e alterando os gastos com energia elétrica, além de gastos onerosos com reparos e manutenções.

O sistema de Tubulação de ar comprimido é uma maneira de facilitar que o ar comprimido seja transportado por longos espaços, beneficiando, de uma maneira geral, a instalação de uma central e gerando o abastecimento de ar nos pontos em que precisa ser consumido. Sendo assim, o ar comprimido passa pela tubulação e é fornecido por prolongadas distâncias.

Para a instalação das redes é necessário ter uma inclinação de aproximadamente 0,5 a 2% no sentido do fluxo, para evitar o acúmulo de condensado no seu sistema. Sem estes cuidados, seus equipamentos teriam um baixo desempenho e uma alta necessidade de manutenção. Já para o armazenamento do ar comprimido é importante analisar seu consumo e adequá-lo para cada tipo de equipamento, verificando a amplitude necessária. Visto que o grau de pressão é provocado pelo comprimento das tubulações, bem como, por seu tamanho interno.

O QUE DEVO FAZER PARA AUMENTAR A EFICIÊNCIA DO MEU SISTEMA PNEUMÁTICO?

O sistema de ar comprimido corresponde a uma fatia relevante dos custos de uma planta industrial. Por essa razão é importante escolher uma empresa que realize esse serviço seguindo rígidas normas e regulamentações de segurança e que tenha expertise no segmento, afinal, tubulações de diâmetro inadequado e com muitas curvas também contribuem para a perda de carga do sistema de ar comprimido, elevando os custos com energia, causando desperdícios e paradas na produção.

Por isso, escolher a ECOTEC é a garantia de um serviço de altíssima qualidade. Desempenhado por uma empresa especializada e com credibilidade no mercado. Em seus mais de 11 anos, a ECOTEC já atendeu centenas de empresas, nos mais variados setores industriais. Sempre com soluções confiáveis e economicamente viáveis, agilidade no atendimento e pontualidade na entrega.

Tudo para que sua empresa atinja os melhores resultados.

Nossa equipe de engenharia, especializada em tubulação industrial está sempre pronta para orienta-lo e buscar em conjunto a melhor solução para sua empresa.

 

Entre em contato agora mesmo, peça um orçamento ou solicite uma visita para avaliação da sua rede de ar. 

Tel.: (12) 3629-6791 ou se preferir envie um e-mail para: comercial2@ecotecmontagensindustriais.com.br

 

Open chat